Quando posso começar a tirar leite para meu bebê?
- Amanda Sena
- 4 de out. de 2021
- 3 min de leitura

Você tem dúvida de quando pode começar a tirar leite para poder oferecer para o seu bebê fora do seu peito?
Saiba que essa é um dúvida comum entre as mães e não tem uma resposta pronta também.
Você deve avaliar primeiramente qual a necessidade que seu bebê tem (ou terá) para receber complemento.
Antes que você pense que estou falando da fórmula, saiba que quando há a necessidade de complementar a ingestão de leite do bebê nos primeiros dias o leite humano ordenhado DEVE ser a 1ª opção antes da fórmula.
Dessa forma, é preciso pensar se o seu bebê tem um risco para precisar complementar a alimentação e também, pensando que o leite extraído será oferecido em momentos que você estará ausente, quais serão esses momento possíveis de sua ausência.
Pensando em uma mulher com diabetes gestacional (DMG), por exemplo, a chance do bebê precisar entrar com complemento já nos primeiros dias é bem grande, já que ele tem um risco de hipoglicemia (pouca glicose/açúcar no sangue). Dessa forma a extração de leite poderia começa ainda na gestação, como é rotina em muitos países, mas é pouquíssimo conhecido aqui no Brasil.
Ainda nesse caso de DMG, pensando que dificilmente um hospital aqui no Brasil aceite oferecer o leite que a mulher leve de casa, você ainda pode fazer a ordenha logo no 1º dia de vida, no hospital mesmo, para poder oferecer para seu bebê. Como nos primeiros dias a quantidade de leite, o colostro, é pouca, o indicado é fazer a ordenha em uma colher ou direto em uma seringa de 1-3ml para depois já oferecer para o bebê.
Outros casos que a ordenha pode ser iniciada já na gestação ou nos primeiros dias seria de hipoplasia mamária, cirurgia de redução da mama, icterícia do bebê, bebê sonolento, gemelares...
Outro momento possível para pensar em tirar leite é se você percebe que as mamadas não estão indo bem. Como a sua produção de leite depende do seu peito vazio para que seu corpo entenda que precisa produzir leite, se as mamadas não são efetivas não há extração adequada de leite, e então a produção fica comprometida.
A mamada não estará indo bem quando você sentir dor constante durante as mamadas, seu mamilos apresentarem feridas, o bebê nao ganhar peso suficiente...
Nesse contexto de mamadas inefetivas, você pode tirar leite após cada mamada para poder complementar a alimentação do seu bebê, além de assegurar que sua produção tenha um estímulo adequado (aqui também é válido ter o acompanhamento de uma consultora de amamentação para te auxiliar).
Caso a amamentação esteja indo bem, você pode pensar em extrair leite para outra pessoa poder oferecer para o seu bebê quando você estiver ausente. Nesse caso você pode fazer a extração em qualquer momento, até que você consiga alcançar o volume de leite desejado para guardar.
Já no caso do momento de retorno ao trabalho, para que você possa continuar a amamentação você deverá ter uma rotina de extração para conseguir fazer um estoque para o seu bebê e conseguir trabalhar com a tranquilidade de saber que seu bebê terá o leitinho garantido. Essa rotina de extração deve ser mantida, preferencialmente, em alguns horários durante o expediente também.
Vale ressaltar que a ordenha de leite é uma habilidade a ser aprendida! É muito comum que nas primeiras vezes que você ordenhar você não consiga tirar um grande volume, e tudo bem! Mantenha a calma e siga treinando!
Para saber sobre como armazenar o leite, vou escrever um outro texto, para que esse aqui nao fique enorme.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe nos comentários!
E compartilhe esse texto com mais mães para que mais pessoas possam ter esse conhecimento!
Comments